Histórico

O Programa de Pós-graduação em Imunologia (PPGIm), desde sua implantação, em 1989 com o curso de mestrado e 1998 curso de doutorado, até o presente período, cumpre sua missão, adaptando-se aos critérios de sua área no Sistema Nacional de Pós-graduação e às demandas  da região onde se insere. É pertinente observar que há 28 anos, o Programa foi criado a partir das competências reunidas de pesquisadores em Imunologia que atuavam em distintas unidades da UFBA. Nessa trajetória, observa-se uma unidade de compromissos com a missão e filosofia que nortearam a criação do curso, mas também, uma renovação constante de ideias, o que lhe é significativo e salutar. Está sediado no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia, dispondo de apoio administrativo necessário para atender ao corpo docente, discente e pesquisadores que mantem colaboração em projetos acadêmicos ligados ao programa.
 
O  Programa vem se modulando às novas tendencias cientificas  e demandas regionais e atualmente o corpo docente é formado por professores e pesquisadores de algumas unidades da UFBA (Instituto de Ciências da Saúde, Faculdade de Farmácia, Faculdade de Medicina e Hospital Universitário Professor Edgar Santos, Escola de Medicina Veterinaria), de outras instituições como a UFMG, Universidade Federal de Sergipe e a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz-BA). Referente ao gerenciamento acadêmico, política e métodos de ingresso e conclusão de cursos, desde meados de 2008, o PPGIm tem o seu regimento sendo reformulado com encaminhamento às instancias pertinentes na UFBA.
 
A participação efetiva dos membros do corpo docente e a infra-estrutura dos laboratórios de pesquisa associados, que respaldam o PPGIm, têm possibilitado o fluxo constante de dissertações e teses concluídas dentro dos prazos estabelecidos, bem como a sua articulação e participação com outras instituições e em outras atividades além daquelas relativas aos cursos strito senso.
 
Desde a sua implantação um alto percentual (cerca de 80%) dos docentes do PPGIm têm, além das atividades inerentes à docência e pesquisa, participação em programas de estágios e de educação continuada. Participam também de atividades de atenção e saúde à comunidade, como o serviço ambulatorial de Imunologia e infectologia do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Prof. Edgar Marcelino de Carvalho Filho, Profa. Ilma Andrade, Profa. Luciana Cardoso, Profa. Olivia Bacellar e com ação direta inter-unidade  HUPES-ICS Prof. Albert Schriefer)  Nas areas de doenças infecciosas, os respectivos  professores nos ambulatórios, somam-se a atenção de pacientes portadores e de risco com HTLV, HIV, e tambem doenças tropicais no HUPES  realizada pelo Prof. Carlos Roberto Brites.
 
Os docentes e pós-graduandos do PPGIm mostram sua ação também nos grupos que desenvolvem  atividades de medicina laboratorial em diversas unidades da UFBA Prof. Ájax Mercês Atta, Profa. Maria Luiza Souza Atta, Profa. Denise Lemaire, Prof. Roberto Meyer, Profa. Ivana Nascimento, Profa. Songelí M. Freire, Profa. Neuza Alcântara e Profa. Luciana Cardoso. Nos últimos semestres o PPGIm, por reflexo da ação de professores vinculados, inicia sua ação em educação a distancia  por cursos e atividades no sistema MOODLE UFBA, fundamentais para a  reciclagem de profissionais e graduandos, nas diversas unidades participantes e extra-muros UFBA.
 
Destacamos também a implantação desde fevereiro de 2014 do Curso de Verão em Imunologia, promovido por discentes e docentes do Programa, já em sua 4a. edição em 2017, assim como,  a nossa Exposição Científica Anual (ExpoPPGIm), em sua décima sexta edição em 2016, momentos que permitem a captação de novos alunos e a formação de novas redes de pesquisa com pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
 
Dessa forma, o corpo docente do PPGIm se mostra bem articulado e integrado com a comunidade científica, o que tem facilitado a cooperação inter-grupos no Brasil e no Exterior. É importante lembrar que muitas atividades que atraem participantes externos (eventos, bancas examinadoras) vislumbram a formação de laços de cooperação e já se observa certa repercussão dessa estratégia a partir da concretização de estágios sanduíche de alunos ou docentes (pós-doutorado) em diferentes grupos e as cooperações, especialmente no âmbito internacional, têm sido ampliadas através das ações já executadas no Programa Ciências sem Fronteiras. Historicamente, o PPGIm tem tido um papel fundamental na capacitação e formação de professores e pesquisadores que compõem o quadro funcional de uma série de Instituições de Ensino Superior, Pesquisa e Orgãos Públicos na Bahia e no Brasil e vem contribuindo consideravelmente com o avanço no conhecimento no tocante a Imunologia.
 
Português, Brasil